Inglês como língua oficial no Brasil


PODERÍAMOS TER O INGLÊS COMO LÍNGUA OFICIAL NO BRASIL?

Estamos vivendo em um mundo globalizado. As culturas estão cada vez mais próximas e os mercados cada vez mais globalizados. O inglês é hoje uma língua oficial para as relações internacionais. A influência das culturas de idioma inglês é enorme sobre a sociedade brasileira, tanto que a nossa própria cultura e essência está sendo esquecida por muitos. Não que seja tão prejudicial, até porque o que importa é continuarmos valorizando o que temos em nosso país sem deixar de acompanhar as tendências e a evolução de uma sociedade internacionalizada.
Os Estados Unidos e a Inglaterra são países que influenciam fortemente os brasileiros. As TV’s e cinema americanos tomaram conta do gosto das pessoas, sejam com os filmes ou seriados.
As empresas multinacionais exigem de seus funcionários a fluência em inglês. Claro que nem sempre, mas o domínio do idioma pode fazer o salário ficar até 20% maior.
O inglês é disciplina comum nas escolas brasileiras. Mas acredito que não é tão suficiente assim. Os cursos de inglês não são tão acessíveis para a maioria da população brasileira.
Claro que os brasileiros precisam aprender primeiramente o seu idioma direito, para depois aprenderem o inglês. Mas a questão é: estamos vivendo mudanças radicais no mundo e a globalização está cada vez mais trazendo para dentro do país uma nova realidade. Os brasileiros querem informação, querem mais conhecimento, mais desenvolvimento e para isso precisamos conhecer o inglês. Como seria bom se pudéssemos assistir a um noticiário da CNN entendendo tudo. Ou lermos o New York Times sem a necessidade de um tradutor. O nível de conhecimento no Brasil seria melhor, afinal temos um grande potencial.
As crianças poderiam ter o inglês como algo extremamente natural. Todas as escolas públicas ou privadas deveriam adotar o inglês como disciplina obrigatória desde a primeira fase escolar. Assim no futuro não seria necessário as pessoas pagarem caro para aprender o inglês e muito menos sair de seus países para fazer intercâmbio. Tudo bem que é importante, mas seria um grande avanço se o idioma inglês fosse levado mais a sério e tratado como oficial no país.
O governo poderia abrir cursos avançados de inglês para que todos pudessem ter acesso. Os jovens brasileiros teriam mais oportunidade de emprego e não ficariam a mercê da violência, das drogas e do ócio.
Finalizando, não pretendo concluir que o português não é importante. Claro que é. Estou querendo afirmar que o inglês facilitaria a nossa vida como um país em desenvolvimento.

Coluna da sexta
Post escrito e exibido em 10.07.2009 por Paulo Gomes

Postar um comentário

0 Comentários