16 - O Deus que se aproxima de nós

O DEUS QUE SE APROXIMA DE NÓS

Tiago 4:
4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
8 Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.
10 Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará.

Inúmeras são as perguntas dos seres humanos a respeito de como se chegar mais perto de Deus. Este texto é um dos mais maravilhosos da Bíblia que eu já li. Não só por sua força e sua clareza quanto a ser amigo de Deus ou do mundo, mas pela grandeza da revelação de que o Senhor se aproxima daqueles que o buscam.
Talvez se este texto fosse lido por todos os homens muitas das dúvidas do ser humano quanto ao relacionamento com Deus seriam solucionadas. Muitos ainda se envolvem com o mundo, que no sentido do texto é o sistema de valores e crenças contrários à Palavra de Deus, são as práticas contrárias aos ensinamentos de Cristo e a visão errada de Deus.
Para eu ser amigo de Deus eu devo romper com o mundo, ou seja, com tudo o que não está de acordo com Deus. Por exemplo, se eu quero ser amigo de Deus eu tenho que romper com a idolatria, com o orgulho, com a soberba, com a mentira, enfim, eu tenho que romper com o que não agrada a Deus. Aí você me pergunta: ué! Mas o que agrada a Deus? Ou o que o desagrada? Como eu vou saber?
Este com certeza é um ponto muito crucial. Primeiro, eu sei do que desagrada a Deus de várias maneiras. A mais importante é a sua Palavra. Á Luz da Palavra de Deus eu entendo o caminho a seguir. E aí entram as questões subjetivas. Se o Espírito Santo de Deus te toca e te fala para você agir daquela forma ou não agir daquela forma. Deus nos conduz sempre e quem quer ser amigo dEle também acaba por conhecer o que o agrada gradativamente, sem a necessidade de uma listinha de “sim’s” e “nãos” ou “certo” e “errado”. É como eu falo sempre o reino de Deus não é regras e nem tabela de erros e acertos. O reino de Deus excede tudo isso. É inexplicável. O reino de Deus é para ser conquistado, é para ser buscado e aí sim se instala dentro de nós e o Senhor começa a ser nosso amigo e morar em nós. Ainda que sejamos fracos e ainda que sejamos totalmente vulneráveis aos mais diversos erros Ele apaga as nossas transgressões e nos leva para a condição de servos e amigos.
Quando começamos a entender esta amizade, também somos motivados a andar em comunhão com Ele, isto é , passamos a querer fazer somente o que agrada ao Senhor. E este é o segredo que as pessoas não entendem até hoje. Nós não somos obrigados a seguir regras de religiões ou mandamentos de homens. Não. Nós amamos a Deus e por Ele nos humilhamos, nos devotamos e nos convertemos dia após dia, ano após ano, até ser dia perfeito em nossas vidas. Sim. Amigos de Deus amam o que Deus ama e conhecem o que Deus quer que conheçam. Amigos de Deus são assim mesmo. São diferentes para os olhos de quem é amigo do mundo ou inimigo de Deus.
Venha se amigo de Deus.
Um abraço.

Postar um comentário

0 Comentários