O que mais importa em um empreendimento? Pode ser uma pergunta que talvez se tenha diversas respostas dependendo de qual ponto de vista se adota: o ponto de vista do empregado, do gestor, do empreendedor, do cliente, etc.
Agora qualquer que seja o ponto de vista adotado, não se deve negar que na sociedade de hoje onde as redes são um dos principais meios de crescimento de todos - sejam empreendedores, sejam clientes, gestores, empregados, fornecedores, etc..., a cooperação entre todos faz uma grande diferença e torna um empreendimento mais competitivo no mercado.
Dentro de uma empresa, por exemplo, os colaboradores precisam trabalhar a cooperação. Aliás, todos sabem que o trabalho em equipe é muito mais efetivo que o trabalho individualizado e egoísta. Trabalhar a equipe a questão da cooperação entre as pessoas, estimulando o alcance de metas em conjunto, e mostrando para estes colaboradores que as metas, mesmo que individuais, ao final serão as metas globais da empresa. E a meta global é o objetivo da empresa. E se os colaboradores não alcançarem cada um suas metas individuais, a meta final não será conquistada. Então, qual a satisfação que o colaborador pode ter ao ver que apesar de ter alcançado sua meta individual, a meta da empresa não foi atingida, pois outros colaboradores não conseguiram conquistar a sua?
Por isso, cooperação tem um poder estratégico enorme nas empresas hoje. Em algum momento haverá a competitividade interna, desde que saudável, é normal em qualquer empresa. Depois deverá existir a cooperação entre as pessoas. O empreendedor deve estimular seus colaboradores a ficarem felizes com os resultados do colega.
Paulo Gomes
Blogger

0 Comentários