Liderança - Esse conceito já chegou em sua empresa?

É interessante notar a evolução das organizações no mercado dinâmico atual. As novas tecnologias, o ambiente competitivo e a inovação, temas de mais alto valor para as empresas do mundo de hoje são abraçadas por um conceito maior que requer muita atenção e que em nenhum momento pode ser esquecido: a liderança.
Para muitos o conceito de liderança se restringe a uma só palavra: "mandar". Mas o fato é que liderança não é isso. Mandar para muitos é totalmente fácil (no passado era muito fácil). Para outros é sinônimo de poder, e acabam causando "tragédias" dentro do ambiente corporativo.
Vamos esquecer o termo "mandar" e enxergarmos por um outro ângulo o que realmente é liderança.
Eu quero discutir três pontos importantes da liderança (são baseados em pesquisa da FNQ):

  • Criar visão de futuro
  • Motivar e inspirar pessoas, conduzir o processo de planejamento, ser catalisador e alinhar pessoas
  • Delegar responsabilidades e ser um símbolo unificador
Quando se fala em liderança se está falando em influência. Exercer influência não está restrito a cargos de chefia e/ou comando. Existem "chefes" que não são líderes e existem líderes que não são "chefes".  De fato, liderança está ligada à característica própria de um líder. Geralmente se é líder e não se aprende. Porém, a liderança pode ser disseminada e ensinada. É nesse sentido que as empresas de hoje precisam acordar. O tema liderança deve ser abordado dentro de toda e qualquer organização. Isso leva a organização a um espírito de criação de valores, inspiração de ideias, alinhamento de objetivos e aprendizagem organizacional.
Ser líder é criar visão de futuro. Sem visão, não há como a empresa enxergar o seu futuro. Um líder cria essa visão. Um chefe que não tem liderança enxerga o presente e trabalha para o presente e não se dá conta de que o futuro pode ser arriscado para o seu negócio ou mesmo oportuno. Um líder sabe avaliar sua empresa no presente, analisar os cenários e projetar o negócio para situações futuras.
Ser líder é motivar pessoas. Na verdade as pessoas são e sempre deverão ser para um líder o ponto mais importante, afinal de contas, um líder tem resultados por meio de pessoas que ele inspira, motiva e as valoriza mantendo-as focadas.
Um líder delega responsabilidades. Isso é tendência da nova geração de liderança. Um aspecto crucial da liderança de hoje é mais inspirador ainda: um líder forma outro líder.
Mais posts sobre Liderança estarão aqui a partir de hoje. O que quero é que você comente e me responda: esse conceito já chegou em sua empresa?

Postar um comentário

0 Comentários