3 - O Deus que me faz cantar

O DEUS QUE ME FAZ CANTAR

 

ISAÍAS 12:

1 E DIRÁS naquele dia: Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas.

2 Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.

3 E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação.

4 E direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei notório os seus feitos entre os povos, contai quão excelso é o seu nome.

5 Cantai ao SENHOR, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra.

6 Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.

 

Não tenho certeza, mas acredito que todos os seres humanos, se não a maioria, gosta de cantar, isto é, gosta de música. A música é uma forma de você se expressar e de você demonstrar emoções e na verdade pessoalmente acho que seja uma diversão. Mas sou extremamente crítico quanto a determinados tipos de música, não em relação ao ritmo, pois sou muito flexível quanto a isso (apesar de eu me interessar mais por alguns do que por outros), mas crítico quanto ao conteúdo da música, isto é, a letra. Particularmente acredito que a música tem um objetivo e que posso dizer que seria uma regra: a música deriva do Reino e por isso ela deverá retornar para este Reino em forma de Louvor a Deus. Sou crítico quanto a determinadas letras de música, quer dizer, não gosto de músicas que não tenham esta regra ou objetivo do qual me refiro em particular, mas isso não quer dizer que não as ouço. Algumas músicas que fogem a essa regra são boas de se ouvir e muitas delas eu ouço, não de maneira rotineira como costumo ouvir músicas de conteúdo de adoração e louvor a Deus. Mas ainda assim afirmo categoricamente e de maneira particular não querendo invadir o terreno pessoal de cada um de vocês (quero apenas expressar meu entendimento pessoal) que a música deverá ser direcionada somente ao Senhor Jesus, em louvor e adoração, como confissão de amor, como declaração da Majestade e Grandeza do Deus digno de todo som e de toda música. Agora especificamente no meio Gospel/Evangélico não quer dizer que todas as músicas são músicas de louvor a Deus. Muitos costumam achar que por cantarem músicas evangélicas estão adorando a Deus e na verdade não estão. Muitas das músicas do meio evangélico não são louvor e fogem a regra de que a música deve ser direcionada ao Reino. Sendo que já ouvi algumas músicas do meio secular que demonstram adoração a Deus, mesmo alguns dos que cantam não saberem disso. Há alguns meses, não muitos, ouvia uma música por curiosidade por causa do som que parecia interessante e me surpreendi com a letra. Não vou dizer quem cantava, mas a letra era uma busca por Deus, não falava o nome de Deus e nem se dirigia a Ele de forma explícita, mas a pessoa que cantava buscava Deus, mesmo não sabendo que estava fazendo isso. E a música não era do meio cristão. E era uma adoração. Enquanto que quase todos os dias somos bombardeados por músicas do meio cristão que apenas falam, falam e falam, mas não expressa nenhum tipo de louvor a Deus.

 

Deus é Grandioso e sua Majestade me inspira a cantar músicas a Ele. É por isso que uma das características marcantes de um adorador é o louvor. Cantar não é apenas um desejo ardente em um coração de um servo, mas é um fruto que nasce deste coração e chega em forma de louvor ao Senhor. No meu entendimento, quando eu digo em uma música “Eu te amo Senhor e quero te exaltar”, isto sim é um louvor, enquanto quando eu digo “Deus me ama ou Deus quer ser teu Senhor” relativamente isto pode ou não ser um louvor dependendo do conteúdo geral da letra.

 

HEBREUS 13:

15 Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.

 

O louvor é para declarar a Majestade de Jesus por toda a terra. Isto é, além de ser este fruto dos lábios que declaram e confessam o Nome de Jesus, o louvor tem a função de congregar os povos, de uni-los e fazê-los levantar a sua voz e exaltar o nome do Criador de uma forma coletiva e evangelizadora, tornando possível os seres humanos conhecerem o poder de Jesus por meio da música dos adoradores de Deus.

O louvor é cumprimento de profecia. Quando os homens louvam a Deus estão confessando a Deus. Então ainda que muitos não louvem em vida, haverá aquele dia em que declararão o nome de Jesus:

 

ISAÍAS 45:

23 Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.

 

O Deus que me faz cantar é o mesmo Deus que será louvado por toda a eternidade e todas as nações virão e se prostrarão diante dEle e confessarão a Sua Grandeza e Sua Glória.

Entregue sua vida a este Deus e com certeza você cantará louvores a Ele. Deus esteja sobre você em Nome de Jesus.

 

Postar um comentário

0 Comentários