CURIOSIDADE - CONHECENDO OS LIVROS DA BÍBLIA

LIVRO DE LEVÍTICO

Levítico traz o foco na adoração e na marcha da nação de Deus.

Em Êxodo, Israel foi redimido e estabelecido como um reino de sacerdotes e uma nação santa; em Levítico, mostra como o povo de Deus poderá cumprir o seu chamado sacerdotal.

Em êxodo, ele foi dirigido para fora do jugo; em Levítico, é dirigido para o Santuário de Deus; deve então mover-se da redenção para o serviço, da libertação para a dedicação.

Levítico é o manual de Deus para o seu povo redimido, mostrando-lhe como adorar, servir e obedecer um Santo Deus.

Tanto acesso a Deus como através dos sacrifícios, como a comunhão com Deus através da obediência mostram a santidade do Deus de Israel. Na verdade, nós seremos santos porque o Senhor é Santo. (Lv 11:44).

AUTOR: MOISÉS

ESFERA DE AÇÃO
O livro abrange o período de menos de uma ano da jornada de Israel no Sinai.
Como um povo redimido pode aproximar-se de Deus para adoração? E como pode ser mantida a comunhão? O acesso é somente por meio de sangue e o acesso assim obtido exige santidade.

LIVRO DE NEEMIAS

É um contemporâneo de Esdras e era o copeiro do rei no palácio da Pérsia; conduz o terceiro e último retorno para Jerusalém depois do exílio babilônico. Sua preocupação pelo bem-estar de Jerusalém e seus habitantes logo o faz tomar uma atitude bastante ousada, obtendo permissão para voltar à sua terra natal.
Neemias desafia seus compatriotas a se levantarem e reconstruírem os muros assolados, destruídos de Jerusalém. Apesar da oposição externa e do abuso interno, a tarefa é concluída em apenas 52 dias.
Esse é um fato que os inimigos tiveram que atribuir à capacidade de Deus em contraste com a tarefa de reavivar e reformar o povo de Deus com esses muros reconstruídos e que levou anos na vida de Neemias.

AUTOR: NEEMIAS

ESFERA DE AÇÃO
Da viagem de Neemias a Jerusalém até a restauração do culto no templo, cobrindo um período de mais ou menos 12 anos (desde 446 a 434 a.C.).
A primeira parte do livro contém uma série de relatos autobiográficos conhecidos como "Memórias de Neemias" (1:1 a 7:5). Esses relatos descrevem o trabalho de reconstrução dos muros de Jerusalém

Postar um comentário

0 Comentários