Uma Palavra Apostólica

Ano de Ester

Esse ano apostólico de Ester é um ano muito especial. Quero que você leia atentamente a mensagem abaixo. Busque a Deus esse ano e serás abençoado em nome de Jesus.

Texto Base: Ester 2.17-18

O rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele favor e benevolência mais do que todas as virgens; o rei pôs-lhe na cabeça a coroa real e a fez rainha em lugar de Vasti. Então, o rei deu um grande banquete a todos os seus príncipes e aos seus servos; era o banquete de Ester...”.

Ester fora criada por Mordecai na cidadela de Susã, não tinha pai nem mãe. Era uma jovem bela e de boa aparência.

Lendo atentamente o livro de Ester percebi que a jovem tinha uma comunhão com o Deus dos judeus diferente das outras jovens. Sua vida era uma vida de sinceridade e de devoção, apesar das dores de ter perdido o pai e a mãe ainda pequena. Seu amor por Deus é inconfundível. Não seria necessário nem ela mencionar o nome Deus que todos já viam nela a presença do Senhor. Ela é uma dessas pessoas que expressam a glória do Senhor. É exatamente aqui que entendo o motivo de ser uma jovem bela e de boa aparência, que não necessariamente é beleza externa. É que essa beleza quem diz é o Senhor e Ele olha o interior. Lembra que isso foi mencionado no livro de Samuel?

Chegou um momento na vida de Ester muito especial. E é aqui que eu quero enfatizar e dizer que nós podemos viver momentos especiais na nossa vida. Deus quer que vivamos momentos especiais, fatos surpreendentes e que talvez inacreditáveis e espetaculares. Durante a vida podemos passar por dores, frustrações, ansiedades, porém, será que o Senhor se alegra nisso? Claro que não. Será que pelo menos uma vez na vida nós não devemos sorrir e ver o novo surgir? A resposta é sim. E o sim vem do céu. Vem da boca de Deus. Ester poderia continuar na vida que levava. Mas ela buscava a Deus. Quero que entenda que se buscamos a Deus, se servimos ao Senhor algo tem que acontecer. É o desejo de Deus. Em Jeremias 29.13,14 diz: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor e farei mudar a vossa sorte...”. Queridos, muda mesmo. O Senhor se deixa achar pelo ser humano que o quer encontrar. E um encontro com Deus traz mudanças. A minha situação é uma quando não busco Sua face. E é totalmente nova quando O busco. Lembram de Moisés que falava face a face com o Deus de Israel, e vinha com seu rosto resplandecendo? (Êxodo 35.29-35).

Assuero, rei daquela época, tinha se decepcionado com sua mulher, a rainha Vasti. Você pode ler o texto de Ester 1, que conta o motivo dessa frustração. Foi a razão de ele ter ordenado que se trouxessem a ele todas as jovens. É aqui que entra Ester e seu momento especial e determinante. Ela foi levada junto às outras jovens para serem apresentadas ao rei durante um período de tempo. A escolhida seria rainha em lugar de Vasti.

Vamos entender agora a profundidade do texto. É claro que espiritualmente entendo que o rei é o Rei Jesus. E com certeza você sabe disso. Para mim Ester representa a igreja. Claro que você pode ter sua própria interpretação.

Quero, no entanto, falar de Ester como pessoa individual. Meu desejo é direcionar o texto para nossa vida. O Senhor Deus nos ama incondicionalmente, Ele se agrada de nós. É por isso que seu desejo é nos abençoar, nos fazer feliz. E Ele não descansará enquanto não sermos abençoados. Temos, porém que ter um coração pra alcançar, um coração devotado, uma vida sincera. Deus quer encontrar isso em nós. Ele busca isso em nós. Eu quero remeter a fala da Bispa Sonia Hernandes que diz assim: ”Deus nos dá de graça, mas não é barato. Custa o amor, custa à sinceridade, custa à disposição, custa o movimento do coração honesto...”. Foram essas as características que agradaram ao rei Assuero na vida de Ester. Por isso ela foi elevada à rainha no lugar de Vasti e isso significou bênção pra ela em todos os sentidos. Se você ler a história de Ester e ver o livramento que Deus deu ao seu povo mais na frente, entenderá que a benção concedida a ela naquele dia em que fora coroada, foi uma bênção que se multiplicou e inundou toda a sua vida e toda a sua casa. Leia o livro. Veja o que aconteceu com Mordecai e com o povo judeu naquela época.

A benção de Deus que quer te alcançar neste ano é a bênção de Ester. É benção que fica e que multiplica. Deus quer te coroar. Suas mãos vão te coroar. Ester foi coroada pelo rei. Não foi outro que colocou a coroa em sua cabeça, foi o rei. Isso é sinal de amor, de interesse pela alegria, é sinal de uma comunhão que ele quer ter com a rainha. Deus quer ter comunhão conosco.

Eu quero ser coroado por Deus, e suas mãos representam cura e salvação. Sua coroa representa justiça e poder. Sua coroação é um ato de tirar de nossa cabeça todo o passado sombrio e triste, todas as cinzas e dores, todas as angústias lá do tempo passado. É isso que o Senhor quer, Ele quer que reinemos com Ele. Ele nos ama mais do que todos os outros e é muito forte isso.

Esse ano Deus vai te coroar de cura, de libertação, de prosperidade, de novidades. É ano de você ser levantado rei e rainha em lugar de Vasti. Vasti não vai mais reinar. O Senhor já providenciou tua coroação para esse ano.

Por fim, o Senhor prepara um banquete especial para você e é aqui que você vai conhecê-lo mais. Você vai se assentar na mesa com o Rei e se fartar de sua abundância e de sua presença.

Deus te inunde de riquezas. Seja como Ester esse ano. Busque ao Senhor, se apresente diante do Rei. É esse ano que Deus vai te coroar em nome de Jesus.

Postar um comentário

0 Comentários