Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão realiza mutirão do glaucoma em 12 cidades da regional de saúde de São João dos Patos






A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão promove dos dias 24 a 26 de julho de 2015 um grande mutirão para DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO GLAUCOMA na regional de saúde de São João dos Patos - MA.

Por meio da clínica de oftalmologia HOSPITAL DA VISÃO DO MARANHÃO, a SES-MA em parceria com o Governo Federal e 12 secretariais de saúde municipais, tem o objetivo de atender mais de 1.500 pacientes durante estes três dias. Duas equipes de médicos do HOSPITAL DA VISÃO DO MARANHÃO, principal clínica referência do atendimento do GLAUCOMA no estado do Maranhão, estarão se deslocando de São Luís - MA para os municípios de SUCUPIRA DO RIACHÃO, BARÃO DE GRAJAÚ, PARAIBANO, SÃO JOÃO DOS PATOS, SÃO DOMINGOS DO AZEITÃO, BENEDITO LEITE, NOVA IORQUE, PASTOS BONS, SUCUPIRA DO NORTE, LAGOA DO MATO, MIRADOR E PASSAGEM FRANCA.

O HOSPITAL DA VISÃO DO MARANHÃO realiza este excelente trabalho levando saúde dos olhos aos maranhenses em diversas regiões do estado do Maranhão e regularmente a cada três meses.

As datas, horários e locais de atendimento do mutirão em cada um dos doze municípios estão descritos abaixo.



CIDADE
DATA
LOCAL
SUCUPIRA DO RIACHÃO
24/07
Manhã
CENTRO DE SAÚDE ANTÔNIO GUIMARÃES
Largo Aureliano Leite, s/n, Centro
PARAIBANO
24/07
Tarde
CLÍNICA SÃO FRANCISCO
Rua Santa Lúcia, s/n, Centro
SÃO DOMINGOS DO AZEITÃO
25/07
Manhã
HOSPITAL MUNICIPAL DE SÃO DOMINGOS DO AZEITÃO
Avenida BR 230, s/n, Centro
NOVA IORQUE
25/07
Tarde
HOSPITAL MUNICIPAL
Br na entrada da cidade
SUCUPIRA DO NORTE
26/07
Manhã
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – Antigo Hospital
Rua João Paraibano, 123, Centro
MIRADOR
26/07
Tarde
HOSPITAL MAURÍCIO CABRAL
Avenida Central, s/n, Bairro Muriçoca


CIDADE
DATA
LOCAL
BARÃO DE GRAJAÚ
24/07
Manhã
UBS SEBASTIÃO MARTINS
Rua Agripino Silvério Galvão, 1035, Centro
SÃO JOÃO DOS PATOS
24/07
Tarde
HEMOMAR – Ao lado do Hospital
Rua Joaquim Távora, s/n, Centro (Cajazeiras)
BENEDITO LEITE
25/07
Manhã
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BENEDITO LEITE
Praça José Sarney, s/n, Centro
PASTOS BONS
25/07
Tarde
CENTRO DE SAÚDE JOAQUIM GONÇALVES DE SOUSA
Rua Amélia Gonçalo, 642, São José
LAGOA DO MATO
26/07
Manhã
U.B.S CLARO CRUZ
Avenida Jacy Santos, s/n, Centro
PASSAGEM FRANCA
26/07
Tarde
CÂMARA MUNICIPAL
Avenida Siqueira Campos, s/n, Centro





SOBRE O GLAUCOMA

O glaucoma é uma neuropatia óptica com repercussão característica no campo visual, cujo principal fator de risco é aumento da pressão intraocular (PIO) e cujo desfecho principal é cegueira irreversível. O fator de risco mais relevante e estudado para o desenvolvimento da doença é elevação da PIO . Os valores normais situam-se entre 10-21 mmHg. Quando a PIO está aumentada, mas não há dano evidente do nervo óptico nem alteração no campo visual, o paciente é caracterizado como portador de glaucoma suspeito por hipertensão ocular (HO). Quando a PIO está normal e o paciente apresenta dano no nervo óptico ou alteração no campo visual, ele é classificado como portador de glaucoma de pressão normal (GPN).

Exceto no glaucoma de início súbito, chamado glaucoma agudo, a evolução é lenta e principalmente assintomática.

Essa doença afeta mais de 67 milhões de pessoas no mundo, das quais 10% são cegas (acuidade visual corrigida no melhor olho de 0,05 ou campo visual com menos de 10 graus no melhor olho com a melhor correção óptica) (2). Após a catarata, o glaucoma é a segunda causa de cegueira, sendo, porém, a principal causa de cegueira irreversível.  No Brasil, há escassez de informações quanto à prevalência do glaucoma. A maior parte dos estudos mostra prevalência de 2%-3% na população acima de 40 anos. Vários fatores de risco, além da PIO aumentada, já foram identificados: idade acima de 40 anos, escavação do nervo óptico aumentada, etnia (negra para o de ângulo aberto e amarela para o de fechamento angular), história familiar, ametropia (miopia para o de ângulo aberto e hipermetropia para o de fechamento angular) e pressão de perfusão ocular diminuída.

O glaucoma pode ser classificado da seguinte forma: glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA), glaucoma de pressão normal (GPN), glaucoma primário de ângulo fechado, glaucoma congênito e glaucoma secundário.

O GPAA, forma mais comum de glaucoma, é diagnosticado por PIO superior a 21 mmHg, associado a dano no nervo óptico ou a defeito no campo visual compatível com glaucoma e ausência de anormalidades na câmara anterior e de anormalidades sistêmicas ou oculares que possam aumentar a PIO.

Postar um comentário

0 Comentários