O
processo de planejamento estratégico envolve etapas básicas que se não
observadas e seguidas acertadamente, poderão invalidar o processo ou gerar
resultados não satisfatórios. Como qualquer outro tipo de planejamento da
empresa, o planejamento estratégico necessita de uma estrutura metodológica
para seu desenvolvimento e implementação.
Geralmente
as literaturas que tratam desse assunto abordam as etapas de maneira
diferenciada e facilmente nota-se que algumas classificam essas etapas como
sendo etapas da administração estratégica e outras como sendo do planejamento
estratégico em si. Outras
acabam desdobrando uma mesma etapa em várias outras, não incorrendo em erros,
já que a essência continua sendo a mesma. Essas etapas variam tanto entre
autores quanto em organizações.
O importante é entender que o planejamento
estratégico está situado dentro do contexto da administração estratégica, já
definida anteriormente. E sua eficácia continua sendo a mesma, independente de
quais etapas estão sendo abordadas. Deve-se observar, porém, que nenhuma dessas
abordagens poderá desconsiderar a análise ambiental, imprescindível para a
correta continuidade do processo.
Será
necessária, antes de tudo, a assimilação de alguns conceitos interessantes:
a)
pontos
fortes e fracos;
b)
ameaças
e oportunidades;
c)
ponto
neutro.;
d)
ambiente
externo;
e)
ambiente
interno;
f)
estratégias.
Os pontos
fortes e fracos são variáveis controláveis do ambiente interno.
Ponto
forte é o que a organização tem de diferencial em relação às outras, como por
exemplo, características internas vantajosas que favorecem a empresa diante das
oportunidades e ameaças do ambiente externo.
Ponto
fraco é o que a organização tem de desvantagem em relação às outras, como por
exemplo, características internas desvantajosas que desfavorecem a empresa
diante das oportunidades e ameaças do ambiente externo.
As
ameaças e as oportunidades são variáveis incontroláveis do ambiente externo.
Ameaças
são forças incontroláveis pela empresa, que precisam ser reconhecidas em tempo
hábil para serem evitadas.
Oportunidades
são forças incontroláveis pela empresa, e pode ser aproveitada pela empresa,
desde que reconhecidas em tempo hábil.
O ponto
neutro, conforme Oliveira (2007, p. 48), “é uma variável identificada pela
empresa; todavia, no momento, não existem critérios e parâmetros de avaliação
para sua classificação como ponto forte ou fraco”.
Ambiente
interno e externo são respectivamente, o ambiente organizacional interno, a
estrutura da empresa em si, seus recursos internos, e o externo, é o ambiente
que está fora do controle da empresa, representado pelas ameaças e
oportunidades.
Estratégia
é a “ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar [...] de
maneira diferenciada, os objetivos, desafios e metas estabelecidos, no melhor
posicionamento da empresa perante seu ambiente” (OLIVEIRA, 2007, p. 53).
Compreendidos
esses conceitos, vejamos as abordagens de alguns autores em relação a essas
etapas.
Conforme
Sertek, Guindani e Martins (2007) as etapas são:
a)
diagnóstico
estratégico: análise do ambiente externo, análise do ambiente interno e análise
de mercado;
b)
planejamento:
missão, visão, objetivos organizacionais e formulação estratégica;
c)
implementação
estratégica;
d)
controle
estratégico.
Para
Oliveira (2007) as etapas são:
a)
diagnóstico
estratégico: identificação da visão, identificação dos valores, análise
externa, análise interna e análise dos concorrentes;
b)
missão
da empresa: estabelecimento da missão da empresa, estabelecimento dos
propósitos atuais e potenciais, estruturação dos debates dos cenários e
estabelecimento da postura estratégica;
c)
instrumentos
prescritivos e quantitativos: instrumentos prescritivos, estabelecimento de
desafios, metas e objetivos, estabelecimento de estratégias e políticas,
estabelecimento de projetos e planos de ação e instrumentos quantitativos;
d)
controle
e avaliação: estabelecimento de padrões de medida e de avaliação, medidas de
desempenho apresentados, comparação do realizado com o resultado esperado e
ação corretiva.
O mesmo
processo, conforme Certo e Peter (2005), envolve:
a)
análise
ambiental: ambiente geral, ambiente operacional e ambiente interno;
b)
estabelecimento
da diretriz organizacional: determinação
da missão organizacional e objetivos;
c)
formação
da estratégia: análise das questões fundamentais, análise SWOT, análise do
portfólio dos negócios, modelo de Porter para análise da indústria;
d)
implementação
de estratégias: habilidade de interagir, habilidade de alocação, habilidade de
monitoramento e habilidade de organizar;
e)
controle
estratégico.
Para
Tavares (2000), o processo ocorre em 11 etapas:
a)
delimitação
do negócio, formulação da visão, da missão e o inventário das competências
distintivas;
b)
análise
macroambiental;
c)
análise
do ambiente competitivo e dos tipos de relacionamento com a organização;
d)
análise
do ambiente interno;
e)
valores
e políticas;
f)
formulação
e implementação das estratégias;
g)
definição
de objetivos;
h)
elaboração
do orçamento;
i)
definição
de parâmetros de avaliação e controle;
j)
formulação
de um sistema de gerenciamento e de responsabilidades;
k)
implantação.
Obviamente
não será abordada cada uma dessas visões separadamente, mas sim os principais tópicos.
Contudo, antes da conceituação das etapas que serão aqui apresentadas, será
necessário observar o seguinte:
a)
primeiramente,
todas as abordagens, com exceção da última, apontam como primeiro passo o
diagnóstico estratégico, que é o ponto de partida para a continuidade do processo
de planejamento estratégico. Sem essa etapa, seria impossível identificar a
situação atual da empresa para que se defina o que realmente a empresa quer
fazer, quais mercados ela irá atuar, enfim, sua missão e visão empresariais;
b)
em
segundo lugar, a importância do estabelecimento da visão e missão da empresa
também são apontadas, assim como o estabelecimento dos objetivos
organizacionais.
A próxima
etapa é abordada de forma diferenciada por cada um deles. Tendo em vista essa
diferença entre os autores, será considerada como terceira etapa, a formulação
da estratégia mesclando algumas concepções importantes que foram colocadas
anteriormente.
Como
quarta etapa, abordar-se-á a implementação das estratégias e por último o
controle estratégico.
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