Os tipos de planejamento que existem em organizações


O ambiente organizacional deve ser constantemente planejado. Isso ocorre porque as empresas da atualidade vivem em um ambiente turbulento, marcado por oscilações, concorrência e competitividade acirradas. 




Dentro das empresas, a técnica de planejamento se processa em três níveis empresariais. Hoje em Negócios iremos tratar sobre os tipos de planejamento.
As organizações são facilmente entendidas em sua forma hierárquica visualizando a famosa pirâmide organizacional, que divide a organização em três níveis hierárquicos: o estratégico, o tático e o operacional. 

O nível estratégico corresponde ao nível mais alto da pirâmide organizacional, representado pela cúpula ou alta administração detentora das habilidades conceituais e visão estratégica. Também é conhecido como nível institucional, de onde partem as diretrizes estratégicas.
O nível tático ou intermediário está representado pelos articuladores entre o nível estratégico e o nível operacional.
O nível operacional é a base da pirâmide, representado pelos colaboradores que irão executar as tarefas de forma adequada e eficiente.
Oliveira (2007), levando em consideração esses grandes níveis hierárquicos, classifica o planejamento em três tipos:
a)    planejamento estratégico;
b)    planejamento tático;
c)    planejamento operacional.
O planejamento estratégico está associado ao primeiro nível organizacional, caracterizado por estabelecer objetivos de longo prazo que tem um poder de impacto global, ou seja, afetam a organização como um todo.
O planejamento tático relaciona-se ao nível tático, traçando objetivos de mais curto prazo e que afetam somente alguma área funcional da empresa.
Já o planejamento operacional “é a formalização, principalmente através de documentos escritos, [...] metodologias de desenvolvimento e implantação de resultados [...] a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa” (OLIVEIRA, 2007, p.19). São representados pelos planos de ação ou planos operacionais.
As diferenças básicas entre os três tipos de planejamento são em relação ao prazo, amplitude, risco e flexibilidade. Por exemplo, o planejamento estratégico é de mais longo prazo que o tático, que por sua vez é de mais longo prazo que o operacional. E o planejamento operacional já é mais flexível que o planejamento tático, pois não leva em consideração a empresa como um todo.



Postar um comentário

0 Comentários