Dentro das empresas, a técnica de planejamento se processa em três níveis empresariais. Hoje em Negócios iremos tratar sobre os tipos de planejamento.
As organizações são
facilmente entendidas em sua forma hierárquica visualizando a famosa pirâmide
organizacional, que divide a organização em três níveis hierárquicos: o
estratégico, o tático e o operacional.
O nível estratégico
corresponde ao nível mais alto da pirâmide organizacional, representado pela
cúpula ou alta administração detentora das habilidades conceituais e visão
estratégica. Também é conhecido como nível institucional, de onde partem as
diretrizes estratégicas.
O nível tático ou
intermediário está representado pelos articuladores entre o nível estratégico e
o nível operacional.
O nível operacional é a
base da pirâmide, representado pelos colaboradores que irão executar as tarefas
de forma adequada e eficiente.
Oliveira (2007), levando
em consideração esses grandes níveis hierárquicos, classifica o planejamento em
três tipos:
a)
planejamento
estratégico;
b)
planejamento
tático;
c)
planejamento
operacional.
O planejamento estratégico
está associado ao primeiro nível organizacional, caracterizado por estabelecer
objetivos de longo prazo que tem um poder de impacto global, ou seja, afetam a
organização como um todo.
O planejamento tático
relaciona-se ao nível tático, traçando objetivos de mais curto prazo e que
afetam somente alguma área funcional da empresa.
Já o planejamento
operacional “é a formalização, principalmente através de documentos escritos, [...]
metodologias de desenvolvimento e implantação de resultados [...] a serem
alcançados pelas áreas funcionais da empresa” (OLIVEIRA, 2007, p.19). São
representados pelos planos de ação ou planos operacionais.
As diferenças básicas
entre os três tipos de planejamento são em relação ao prazo, amplitude, risco e
flexibilidade. Por exemplo, o planejamento estratégico é de mais longo prazo
que o tático, que por sua vez é de mais longo prazo que o operacional. E o
planejamento operacional já é mais flexível que o planejamento tático, pois não
leva em consideração a empresa como um todo.
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