Os componentes da administração estratégica





Você como empreendedor, empresário, profissional de negócios ou áreas afins sabe o que é administração estratégica? Eu acredito que você saiba, mas caso contrário, vamos entender o conceito e os componentes que formam esse tipo de administração. 
A Administração Estratégica é uma das disciplinas da Administração considerada de maior destaque e relevância, seja pela grande produção científica, seja pelo elevado número de consultorias organizacionais. Surgiu como uma disciplina híbrida, sofrendo influências de diversos campos do conhecimento humano, como sociologia e economia.
É a partir de 1950 que passou a receber maior atenção do meio acadêmico e empresarial. Seu objetivo principal pode ser definido como uma adequação constante da organização ao seu ambiente, de maneira a assegurar a criação de riquezas para os acionistas e a satisfação dos seus stakeholders.
A administração estratégica proporciona sustentação para os executivos atuarem frente ao ambiente em constantes mudanças.
Por ser um ambiente incontrolável, as organizações se vêem ameaçadas já que interagem como sistemas abertos, com esse ambiente.
A administração estratégica “é uma administração evolutiva, moderna, sistêmica, interagente, que otimiza de maneira efetiva os resultados da empresa”. 
    Observa-se que a administração estratégica se ocupa com o futuro da organização, objetivando o desenvolvimento sustentado da empresa com atitudes proativas e posturas de crescimento. Um dos seus grandes focos é a estruturação da empresa de modo a promover um ambiente propício para o desenvolvimento do processo de planejamento estratégico, um de seus principais componentes.

São componentes da administração estratégica:
a)    planejamento estratégico;
b)    organização estratégica;
c)    direção estratégica;
d)    controle estratégico;
e)    desenvolvimento estratégico.
Cada um desses componentes são interdependentes entre si e interagentes dentro de uma perspectiva sistêmica da organização.
O planejamento estratégico vai considerar para sua correta e adequada implementação as etapas de diagnóstico estratégico; estabelecimento dos objetivos, missão, visão, valores e princípios organizacionais; formulação das estratégias; implementação das estratégias e controle estratégico.
A organização estratégica diz respeito à alocação dos recursos de forma otimizada para garantir a ativa interação com a realidade e os cenários ambientais.
A direção estratégica é a supervisão dos recursos alocados como otimização do processo decisório, de forma interativa com os fatores ambientais e com otimização das relações interpessoais.
O controle estratégico é conceituado como o acompanhamento e avaliação em tempo hábil dos resultados do planejamento estratégico.
O desenvolvimento estratégico é considerado como processo de mudança planejada com engajamento e adequação da cultura organizacional. Enquanto na administração estratégica o foco é a empresa como um todo, no caso específico, o foco é o indivíduo.
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