Hoje quero compartilhar com vocês em TECNOLOGIA como criar uma conexão entre dois PC's,  com o Sistema Operacional Windows XP. Esse procedimento é válido também para conexões entre PC e notebook, notebook e notebook e PC e PC, lembrando que para outras versões do Windows os passos são geralmente semelhantes.
Bom o que você precisa ter para compartilhar internet 3G entre dois computadores com Windows:
1 - Um modem 3G com chip de internet ativo para internet (pode ser qualquer operadora);
2 - Um cabo crossover ou cabo de rede como é conhecido.  (Pode ser adquirido facilmente em lojas de informática ou afins e não é caro).
3 - Dois computadores com placas de rede devidamente instaladas.


Alguns posts de outros blogs ensinam uma série de coisas desnecessárias para compartilhamento de internet 3G entre dois computadores. Não existe nada demais, não é preciso criar senhas, códigos, inserir números, nada disso. É simples e eficiente, mas a conexão só é compartilhada entre duas máquinas e quando o computador principal estiver desligado, o outro não acessará internet. Por isso é necessário sempre que o computador principal esteja ligado e conectado com a internet quando você quiser que os dois acessem internet simultaneamente.

Primeiro conecte o cabo de rede entre os dois computadores que serão usados para compartilhar a internet 3G. As entradas para as conexões do cabo geralmente ficam na parte detrás do gabinete do PC e no notebook alguns ficam na parte lateral do mesmo. Depois proceda da seguinte forma:

Passo 1: Escolha o PC que contenha Windows XP instalado para ser o computador principal. Use o modem de internet 3G nesse PC. Recomendo utilizar também impressora nele, pois com as conexões criadas você poderá compartilhar além da internet 3G, impressora e pastas com o outro computador.

Passo 2: Conecte a sua internet 3G.

Passo 3: Vá até Configurações - Painel de Controle - Configuração de Rede. O assistente para configuração de rede será aberto. (Execute isso no computador principal escolhido)

Passo 4: Clique em avançar, selecione a primeira opção "Este computador se conecta diretamente à internet. Os outros computadores da rede se conectam à internet por meio deste computador". Clique em avançar.

Passo 5: Selecione sua conexão com a internet. Lembre-se que você está utilizando um modem 3G, portanto irá aparecer VIVO, OI, CLARO ou TIM e a marca de seu modem. Caso não aparece nenhuma dessas opções clique na sua conexão com a internet de acordo com o modelo de seu modem e operadora. Por favor não selecione a opção CONEXÃO LOCAL.

Passo 6: Dê ao computador descrição e um nome. Caso já estejam preenchidos, não faça mais nada. Mas se quiser colocar outros nomes, para facilitar a rede, pode colocar. Normalmente utilizo para PC's os nomes DESKTOP em ambos os espaços e LAPTOP para notebooks também em ambos os espaços. Isso facilita muito na identificação de pastas de rede. Clique avançar.

Passo 7: Nomeie a rede. Nos sistemas Windows XP geralmente vem o nome MSHOME. Se quiser modificar não tem problema, mas lembre-se de colocar o mesmo nome quando fizer a conexão no outro PC. Clique avançar.

Passo 8: Compartilhe arquivo e impressora. Portanto deixe a primeira opção marcada e clique avançar. Na próxima parte também clique em avançar.

Passo 9: Aguarde o processo e ao final cliquem em Apenas concluir o assistente; não preciso executá-lo em outros computadores. Clique em avançar e concluir.

Em alguns PC's a conexão já estará ativa, caso contrário execute o próximo passo.

Agora vá ao outro computador e execute o assistente de configuração de rede da seguinte forma:

Vá até Configurações - Painel de Controle - Configuração de Rede. O assistente para configuração de rede será aberto.

Passo 1: Clique em avançar, selecione a segunda opção "Este computador se conecta à internet por um gateway ou por outro computador da minha rede.Clique em avançar.

Passo 2: Dê ao computador descrição e um nome. Caso já estejam preenchidos, não faça mais nada. Mas se quiser colocar outros nomes, para facilitar a rede, pode colocar. Normalmente utilizo para PC's os nomes DESKTOP em ambos os espaços e LAPTOP para notebooks também em ambos os espaços. Isso facilita muito na identificação de pastas de rede. Clique avançar.

Passo 3: Nomeie a rede. Coloque o mesmo nome da rede colocada no computador principal. Clique avançar.

Passo 4: Compartilhe arquivo e impressora. Portanto deixe a primeira opção marcada e clique avançar. Na próxima parte também clique em avançar.

Passo 5: Aguarde o processo e ao final cliquem em Apenas concluir o assistente; não preciso executá-lo em outros computadores. Clique em avançar e concluir.

Pronto, agora você está compartilhando sua internet 3G entre dois computadores com sistema operacional Windows XP. Lembrando que os procedimentos são semelhantes para demais versões do Windows. O compartilhamento pode ser entre computador - notebook, computador - computador, notebook - notebook.
Quando o computador principal estiver desligado, o outro não poderá acessar a internet, a não ser que você conecte o modem 3G no outro PC.

Caso você queira trocar a posição do computador de principal para secundário, basta você executar o assistente de configuração de rede de maneira inversa, lembrando que o modem 3G deve ser colocado agora no computador que não era o principal.