O que significa Excelência Organizacional?




Uma nova realidade organizacional tem sido desenhada no cenário mundial. Hoje as organizações estão percebendo que sua existência no mercado deve estar cada vez mais comprometida com as exigências dos clientes internos e externos e com a satisfação da sociedade em geral. Se antes as empresas não se importavam com questões de qualidade nos processos, produtos e serviços, hoje esse tema é discutido amplamente em muitas delas.
Não é raro identificar empresas de sucesso. São as mais visitadas, todo mundo já ouviu falar delas, são empresas que apresentam resultados operacionais elevados, boa margem de lucros, são comprometidas com seu corpo funcional e com a sociedade.  E continuamente essas empresas buscam se manter no mercado com sucesso e competitividade, tornando-se grandes organizações diferenciadas.
Essas empresas são empresas excelentes que buscam continuamente a melhoria e a excelência organizacional.
Nessa busca, diversas estratégias vem sendo adotadas, dentre elas está a utilização de planejamento estratégico, ferramenta indispensável para identificar pontos positivos e negativos que afetam os negócios.
A questão da excelência refere-se não somente a eficácia (qualidade) ou eficiência (produtividade), mas está profundamente ligada a efetividade. O impacto gerado pelo produto ou serviço é que vale. O que a organização tem a mais para apresentar aos seus clientes é o diferencial.

A sociedade está cada vez mais exigente e os cenários estão cada vez mais turbulentos.  Por isso a preocupação das empresas em discutir esse tema e rever seus processos e modelos de gestão.

De acordo com José Manuel de Aguiar Martins[1], o uso de práticas de gestão baseadas na busca da excelência organizacional permite que a empresa alcance resultados favoráveis na área financeira, na conquista de clientes e na projeção de sua imagem junto à sociedade.

Portanto, define-se excelência organizacional como a capacidade da organização de atender satisfatoriamente todos os stakeholders, atingindo em todos os aspectos a eficiência e eficácia empresarial e se tornando uma referência para demais organizações estimulando o aprendizado organizacional.
A excelência é estabelecida por práticas gerenciais complexas, mas não impossíveis de serem implementadas. Essas práticas possibilitam o atingimento de resultados que causem impacto para a organização, impacto para os stakeholders e sociedade em geral.
Para Carlos Osmar Bertero[2], a busca da excelência organizacional é determinante para a longevidade da organização no mercado mundial atual.
Uma organização excelente é competitiva, inovadora, busca a melhoria contínua em seus processos e atende a seus clientes internos e externos satisfatoriamente e em alto padrão de qualidade.
Sua liderança é totalmente comprometida com os objetivos da empresa e são os principais responsáveis pela busca dessa excelência.
A excelência em uma organização sempre dependerá de sua capacidade de perseguir seus objetivos conforme seu ambiente de atuação.


[1] Diretor-geral do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Entrevista à Revista Classe Mundial de 2005, p. 8-10.
[2] Carlos Osmar Bertero é professor do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da Fundação Getúlio Vargas. Esta afirmação foi dada em entrevista à Revista Classe Mundial de 2005, p. 8-10 

Postar um comentário

0 Comentários