4 ANDAR HUMILDEMENTE COM DEUS

A palavra humildade é muito bonita. No dicionário ela é apresentada como virtude que nos dá o sentimento de nossa fraqueza. Também é o mesmo que submissão. Quando Deus pede que andemos em humildade com Ele, eu entendo que o Seu desejo é que o reconhecemos como Grandioso e Forte e a gente aprenda a vê-lo assim por toda a nossa vida. Nós precisamos andar com Ele, sermos submissos à Sua Vontade e nos esvaziarmos de nossas regras, de nosso orgulho e soberba, de nossos pecados e colocarmos todos os nossos desejos diante de Sua Majestade.
Quando Deus pede isso, Ele quer que nós mantenhamos um relacionamento recíproco com Ele e ainda que não o possamos ver ou não o possamos ouvir, devemos ter a certeza de que Ele fala conosco dentro de nossos corações e podemos vê-lo com os nossos olhos espirituais.
Veja o que a Bíblia fala a respeito da humildade:

PROVÉRBIOS 15:
33 O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.

Sabe quando Deus vai me honrar? Quando eu andar em humildade com Ele. Sim, você acabou de ler isso. Antes da honra, vem a humildade, isto é, não há como você ser honrado, ser abençoado, ser salvo, ser liberto por Deus, se você não andar em humildade. Enquanto seu orgulho, seu “eu” prevalecer, enquanto o homem interior que rejeita as coisas simples de Deus prevalecerem, você não vai encontrar Deus. É por isso que muitos não acreditam em Deus, porque não poderão vê-lo enquanto não andarem em humildade. A maioria das pessoas que não acreditam em Deus são pessoas que estão cheias de “certeza”, estão “convictas de sua sabedoria” e seu “eu” prevalece sobre a humildade de reconhecer a Grandeza de Deus. Sim, para se reconhecer a Grandeza de Deus eu preciso ser humilde. É, as coisas divinas funcionam no sentido contrário das coisas da terra.
Quem pratica a humildade de andar com Deus tem frutos. Vejamos:

PROVÉRBIOS 22:
4 O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, honra e vida.


Por isso que Deus quer que eu o ame e ande com Ele em toda a humildade para achar os tesouros de Seu Reino: riquezas, honra e vida. Ou seja, todas as coisas boas que Deus oferece ao homem.

5 CONCLUSÃO

Aprendemos que existem três demandas de Deus ao homem. A primeira é que pratiquemos a justiça, ou seja, que entreguemos a Deus aquilo que lhe é devido, como o louvor, a glória, a majestade e as nossas vidas. Quando praticamos a justiça a justiça se faz em nós, isto é, eu recebo aquilo que Deus quer me entregar. O segundo pedido que Deus faz ao homem é que este ame a benignidade, ou seja, que pratique o bem e mais ainda, que ame a Deus o único bom. E o terceiro pedido é que andemos humildemente com o nosso Deus, ou seja, eu e você precisamos reconhecer a Grandiosidade deste Deus e nos rendermos a Ele com todo o nosso eu e retirar todo o nosso orgulho de nosso coração e exaltar somente ao Criador. Dessa forma nós estaremos realizando o desejo de Deus de se relacionar com Ele pois em todos esses aspectos há a necessidade de um relacionamento recíproco, uma amizade entre Deus e o homem, uma vida diária de intimidade e relacionamento com o Criador e assim aprenderemos a honrar a Deus e amarmos ao Nosso Senhor Jesus.