O que Deus quer do homem? Capítulo 3

3 AMAR A BENIGNIDADE

Benignidade vem de benigno, e quer dizer benéfico, benévolo, que tende a fazer o bem, resumidamente todas essas palavras derivam de bem. Em toda a minha vida eu encontrei pessoas que praticam o bem, mas claro que há aqueles que praticam o mal. Sabe de uma coisa, as pessoas que praticam o bem sempre se beneficiarão disso. Vão ter muitos amigos, vão ser admiradas, vão ser felizes na terra. Mas eu encontrei algo melhor do que isso, eu encontrei o único bom. Sim, o único capaz de fazer o bem todo o tempo. Mesmo que nós seres humanos possamos praticar o bem, muitas vezes vamos errar e não acertar o alvo. Deus é o único bom. Ele pratica a benignidade todo o tempo. Por isso eu o descrevo como a benignidade que o texto aborda. “Ames a benignidade” não quer dizer apenas que eu pratique o bem, mas vai além, vai muito além mesmo, quer dizer que eu ame a Deus, o único bom.

Vejamos:

SALMOS 136:
1 LOUVAI ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.

ISAÍAS 63:
7 As benignidades do SENHOR mencionarei, e os muitos louvores do SENHOR, conforme tudo quanto o SENHOR nos concedeu; e grande bondade para com a casa de Israel, que usou com eles segundo as suas misericórdias, e segundo a multidão das suas benignidades.

MIQUÉIAS 07:
18 Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.


É correto praticar o bem? Claro, é uma obrigação. Por isso é mais que correto. Sabe por que eu digo que é uma obrigação? É que nós vivemos em comunidade. Quando se vive em comunidade o bem sempre deve prevalecer para que haja um equilíbrio e todos possam respirar tranqüilos. Quando uma sociedade está em desequilíbrio pode-se ter a certeza que o bem não está sendo praticado, algo está sendo violado. E quando algo está sendo violado as pessoas estão sendo afetadas com a desordem. É aí que percebemos o quanto se faz necessário a prática do bem. O bem estabiliza o ser humano, e praticado no coletivo estabiliza a comunidade. Nenhuma pessoa que pratica o mal se sente bem, a não ser que a prática do mal seja conseqüência de uma desordem maior dentro daquela pessoa. E nenhuma sociedade pode se ajustar convivendo com o mal.
Se nós seres humanos pensamos dessa forma quanto mais o Deus de toda a benignidade. Deus quer que todos os seus filhos estejam ajustados e por isso Ele usa de sua benignidade para conosco. Nossos conflitos Ele os resolve, nossas fraquezas Ele as transforma em força e nossos pecados Ele apaga com o sacrifício de Seu Filho na cruz. Toda essa benignidade é usada para trazer equilíbrio ao homem. Nenhum homem pode conviver sofrendo com seus conflitos, por isso Deus tem misericórdia de todos nós.
Quando amamos a benignidade de Deus, amamos nossa própria alma. Mas quando a rejeitamos, estamos nos machucando a nós mesmos. Veja:

Provérbios 8
35 Porque o que me acha acha a vida e alcança favor do Senhor.
36 Mas o que peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem amam a morte.

Eu preciso amar a Deus. Isso me faz estar em equilíbrio com o Criador, isso faz bem para a minha alma.
Aliás, amar a Deus sobre todas as coisas é o primeiro e maior mandamento. Este mandamento está no antigo testamento, e foi reafirmado por Jesus no novo testamento:

Mateus 22
37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Eu aprendi a praticar a justiça, ou seja, entregar tudo o que é de Deus a Ele, seja a minha adoração seja o cumprimento de sua palavra. Eu aprendi a amar a benignidade, ou seja, praticar o bem e melhor, amar ao Deus que é a própria benignidade. Agora eu vou aprender a andar humildemente com o meu Deus.

Postar um comentário

0 Comentários