2 A PRÁTICA DA JUSTIÇA

De acordo com alguns dicionários, justiça significa uma “virtude de dar a cada um o que é seu”. Na verdade, a palavra justiça, quando empregada na Bíblia ela ultrapassa o entendimento humano do que seria justiça. Até porque a justiça dos homens, como todos nós sabemos não é perfeita. Então se a justiça humana se equiparasse à justiça divina, que bom seria. A justiça, no sentido bíblico, está voltada para a prática da palavra, ou seja, o que é de Deus eu vou entregar a Ele, e o que é meu Deus vai me conceder. Ou seja, a justiça que o texto aborda vai além do entendimento comum e limitado que temos de justiça. Estamos cansados de ver tanta injustiça acontecendo no mundo, e muitas vezes nós mesmos vivemos injustiças na pele. E vou te contar, a injustiça dói, traz amargura e muitas vezes revolta.
A justiça de Deus triunfa sobre a justiça ou injustiça dos homens, portanto, ou sendo justiça ou não, Deus sempre prevalecerá sobre isso. O que quero dizer? Muitos acham que Deus não existe quando vêem tantos sofrendo no mundo, tantos passando fome, muitos doentes, muitos abandonados e um monte de coisas horríveis que acontecem. A justiça de Deus está acima das dores que os homens enfrentam. A justiça de Deus está acima da fome que os seres humanos passam. A justiça de Deus está além da dor de uma criança sedenta. Talvez você ache essas palavras radicais, mas não são. O fato é que a injustiça, que muitos atribuem a Deus, na realidade não é dEle, e sim do próprio homem. E eu afirmo isso porque em Deus não pode existir injustiça.
Veja só:

SALMOS 11:
7 Porque o SENHOR é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos.

SALMOS 48:
10 Segundo é o teu nome, ó Deus, assim é o teu louvor, até aos fins da terra; a tua mão direita está cheia de justiça.

ISAÍAS 11:
4 Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,
5 E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.

Eu poderia apresentar diversos textos apontando para a justiça de Deus. Eu não tenho palavras para alcançar a justiça de Deus, para defini-la ou mesmo para trabalhar uma dissertação ou descrição sobre ela. Eu sei de uma coisa: Deus é justo. E quando eu entendo que Ele é justo, eu assumo a minha posição de filho de Deus, e como filho dEle eu vou andar conforme o meu Pai, eu vou querer ser justo. Eu vou praticar a justiça. Sim, vou ser justo em todos os meus caminhos. Vou entregar a Deus aquilo que é dEle. Eu vou entregar o louvor a Deus, eu vou exaltar o Seu Grande Nome, eu vou me render a Ele em adoração, pois é, o louvor, a honra, a glória, a majestade, a minha vida, devem ser dadas a Deus, porque a Ele pertence o poder e o domínio de todas as coisas. Isso sim é praticar a justiça. Essa é justiça que Deus demanda do homem. E quando eu e você praticamos a justiça, a justiça se faz em nós. O louvor que eu dou a Deus, Ele recebe e envia a sua bênção sobre nós. É simples e “fatal”. É impossível Deus ser glorificado, receber a glória e a adoração de um filho Seu e Ele não se manifestar. Eu não gosto de pensar: “eu não quero ser abençoado Senhor, eu só quero te adorar”. Tudo bem, eu não vou contra o pensamento de algumas pessoas que acham assim, mas “eu prefiro adorar a Deus sabendo que eu vou receber dEle”, sim, eu quero adorar a Deus porque eu quero que Ele se manifeste em mim. E eu digo isso porque Ele vai se manifestar mesmo.
Veja:

MATEUS 18:
20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

Todo filho quer o pai por perto. Todo filho, que anda em justiça, quer que o pai seja presente. Não é bom para a criança ou para qualquer filho que o pai esteja ausente. A criança precisa dele para seu bom desenvolvimento em todos os aspectos, assim como o adolescente, o jovem e até mesmo o adulto. Se um pai natural é importante, quanto mais um Pai Espiritual. Então, eu quero que o meu Pai esteja comigo. E se eu quero isso, vou fazer o que a palavra dEle pede que eu faça para o receber em minha vida.
É isso que eu quero que você entenda, é essa a justiça que o Pai demanda de seu povo, de seu filho, daquele que o quer e que o busca. A justiça que excede o entendimento do homem, a justiça que vai além da compreensão humana, a justiça que não está no dicionário do homem natural.
Para termos o Pai em nossas vidas, eu vou repetir isso por toda a minha vida e não vou me cansar. Somente em Jesus encontramos o Pai. Somente em Cristo se pode achar Deus. Sim, eu vou dizer isso por toda a eternidade, e ainda que muitos digam não, eu não me importo, continuarei a declarar: só Jesus é o caminho ao Pai, ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Veja:

JOÃO 14:
6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Eu digo e declaro isso porque nos dias de hoje as pessoas tem trazido à tona a ideia de que “todos os caminhos levam a Deus”. Isso é absurdamente contrário ao ensinamento de Jesus. Isso é totalmente contrário à justiça de Deus. Como se pode afirmar algo que Jesus negou. Você leu direito o texto acima (João 14.6)? Você notou o que Jesus afirmou, “eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Não se pode negar essa verdade, Jesus é o único caminho, a única verdade, e a única vida e somente por Ele se chega a Deus. Somente nEle se encontra a Deus.
Isso é praticar a justiça. Quando eu enxergo em Jesus o Deus que eu busco, eu estou praticando a palavra de Deus. Quando eu sei que em Jesus está o Deus que eu procuro e ao qual quero render a adoração que lhe é devida, assim eu pratico a justiça de Deus. Essa é a verdadeira justiça que me faz andar em retidão diante de Deus.