1 INTRODUÇÃO

Existem inúmeros versículos que poderiam responder a esse questionamento. Obviamente que a Bíblia funciona de uma forma especial. O que para mim pode ser muito expressivo em um dado momento de minha vida, pode o não ser em outro momento e em outra circunstância. E o que para mim pode ser muito relevante, para você pode não passar de algo simples. Mas a verdade é que a Bíblia Sagrada é muito profunda e todo o conhecimento que precisamos ter de Deus não está fora dela.
O questionamento acima pode muito bem ser respondido com este versículo a seguir:

MIQUÉIAS 06:
8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?

Quando lemos “homem” devemos entender primeiramente que se refere ao ser humano. Existem “três pedidos de Deus”, se é que posso chamar assim. O primeiro se refere a praticar a justiça, o segundo que o homem ame a benignidade e o terceiro que ande humildemente com o seu Deus.
O contexto deste capítulo expressa uma questão de “demanda de Deus ao homem”, isto é, Deus tem visto que seu povo o tem rejeitado, e vamos entender aqui, como “povo de Deus”, não apenas Israel, mas no sentido mais amplo, dentro da graça derramada e estendida a todos os homens através do sacrifico de Jesus, como todos os seres humanos. Neste contexto, o povo de Israel tem se comportado de maneira contrária aos mandamentos de Deus. Então Deus tenta lembrar o povo de suas grandes obras, como a libertação da escravidão no Egito até o episódio de Balaão. Eu não vou comentar sobre isso. O que quero que você entenda é que Deus fez algo grandioso, deu livramento, abençoou, prosperou, salvou, libertou, demonstrou amor pelo seu povo, por seus filhos. E o povo o que fez? Com que retribuiu? O povo por acaso demonstrou amor? Demonstrou carinho por esse Deus? “Ao menos disse obrigado Deus”?
É nesse ponto que quero chegar. Deus quer se relacionar com o homem de maneira cordial, de maneira recíproca. Muitos acabam achando que Deus não fala, não ouve, não se comunica com o homem. Por muito tempo eu não conseguia definir quem era Deus. Eu achava apenas que era um ser superior e nada mais. Achava que era apenas uma idéia, algo abstrato e inalcançável. Talvez achasse até que jamais poderia me dirigir a Ele com palavras simples como “Obrigado Deus pelo dia de hoje”.
Mas Deus não era isso que eu pensava. Sim, Ele é um ser superior. Mas não quer dizer que eu não possa “alcançá-lo”, isto é, ter um contato pessoal com Ele. Veja só o versículo a seguir:

ISAÍAS 57
15 Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na Eternidade e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos.

Veja só. Primeiro Deus diz que habita na eternidade, e depois diz que habita também com o arrependido, com aquele que o busca, com os corações contritos. Então, se eu não soubesse de nenhuma outra maneira para se encontrar a Deus nesta terra, pelo menos dessa forma eu o buscaria como Ele mesmo afirmou. Existe a oração, o louvor, e muitas outras maneiras pessoais e bíblicas de se buscar a Deus. Então se pode achar a Deus sim. Basta buscá-lo. O que digo aqui se resume a uma questão individual e pessoal de cada pessoa, isto é, um indivíduo em sua personalidade e individualidade invocando diretamente o Deus do céu e não se utilizando de “quaisquer meios” que sejam para encontrá-Lo, pois como todos sabemos pela Bíblia o único caminho, revelado a todos os homens, é Jesus Cristo, único caminho que leva a Deus, o criador de todas as coisas. Até mesmo porque Jesus foi quem nos deu acesso a Deus por meio de seu sacrifício.
Pois é, retornando aos “três pedidos”:
1 – pratiques a justiça;
2 – ames a benignidade;
3 – Andes humildemente com o teu Deus.
Vamos analisar cada um individualmente.