CAPÍTULO 2

TÍTULO: AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO AMOR

I Coríntios 12
31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

O texto de 1 Coríntios 12.31 traz uma afirmação incontestável a respeito do amor. Na busca pelos dons espirituais, que não é caso para comentários aqui neste e-book, o apóstolo Paulo tem um argumento: vou mostrar pra vocês um caminho mais excelente. O que se percebe? Que os dons espirituais, que são importantes, devem ser procurados. Mas o amor prevalece sobre esses dons. E a partir daí, o apóstolo Paulo, explica que mesmo tendo todos esses dons espirituais, a pessoa que não buscar o caminho mais excelente, não será completa.
Vejamos:

I CORÍNTIOS 13:
1 AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

Veja que estes primeiros versículos apontam para uma condição. Ainda que todos os dons estivessem numa mesma pessoa, mas esta pessoa fosse vazia do amor, ela seria nada.  Então descobrimos aqui uma primeira característica do amor: o amor não depende de mim, o amor não depende de meu esforço e ainda, o amor não está vinculado àquilo que eu tenho de valor ou que eu atribuo valor. O amor é eficaz por si só. Ou eu amo ou eu não amo. Nada mais. É simples. Eu dependo do amor para ser alguém na vida. Eu dependo do amor para que as coisas que eu faço tenham efeito de verdade. É comum as pessoas dizerem que se não se doarem totalmente, e isso em amor, para as coisas que gostam, nada valerá a pena. É como o trabalho, é como o estudo ou ainda o esporte. Se não for com amor, essas coisas serão motivo de enfado.
Bom, a primeira característica do amor já conhecemos. Mas mesmo assim ainda acredito que poderíamos descobrir muito mais coisas destes três primeiros versículos lidos. Vamos adiante.

PRIMEIRA CARACTERÍSTICA DO AMOR: O AMOR NÃO DEPENDE DE MIM, EU DEPENDO DO AMOR.

As próximas características do amor estão nos versículos seguintes:

I CORÍNTIOS 13
4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais acaba.
...
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

São muitas características: o amor é paciente e não faz mal a ninguém. O amor não se envaidece, o amor anda com a humildade, pode-se afirmar isso, bem como o amor não é egoísta. O amor se alegra com a verdade. Então se há mentira no meio, pode acreditar, lá não existe amor. E uma das maiores características, que aqui vou chamá-la de segunda característica: o amor não tem fim. Por isso o capítulo se encerra com a afirmação de que o amor é maior que a fé e a esperança.

SEGUNDA CARACTERÍSTICA DO AMOR: O AMOR NÃO TEM FIM.